Baixe o Ubuntu: 1 ou 2 e grave em um CD.
Dê o boot com o CD. Ao aparecer o logotipo do Ubuntu, tecle enter para iniciar a instalação.
1. Instalação
1.1. Selecione o idioma (pt-br)
1.2. Escolha o tipo de layout do teclado (usualmente abnt2)
1.3. Defina o nome da maquina (menu host name)
1.4. Surgirá o particionador de disco. Selecione a opção "Redimensionamento IDE1 Principal, Partição #1 (hda1) e utilizar o espaço", ou a partção almejada.
1.5. Indique o tamanho da partição. O instalador sugere 50% do disco, mas poderá optar por outro valor. O mínimo é 3,2 GB. O utilitário criará duas partições: #2 e #5. A primeira é formatada no padrão ext3 do Linux. A outra será utilizada como swap (memória virtual).
1.6. Após a criação e formatação das partições o utilitário inicia a instalação do sistema básico. Autorize o instalador a baixar arquivos de suporte ao idioma. Responda não, quando o programa perguntar se o relógio do hardware esta configurado para GMT (caso contrário toda vez que iniciar o Windows, após o Ubuntu, o relogio marcará a hora errada) e depois selecione o fuso horário conforme a região do Brasil.
1.7. Digite nome do usuário e senha.
1.8. O instalador detecta a presença de outro SO (Windows) instalado no HD. Desta forma, perguntará se deseja instalar o Grub. RESPONDA SIM.
1.9. A intalação entra em novo estagio. Retire o CD do drive e comande; Continuar. O sistema será reiniciado e fará a instalação dos pacotes. Ao reiniciar aparecerá uma tela de inicialização em ambiente de texto questionando entre Ubuntu e o(s) SO intalado(s).
2. Configurando o Grub
O menu de inicialização do Grub escolhe o Ubuntu como padrão. Isso significa que para inicializar o Windows será necessario fazê-lo manualmente na inicialização do sistema. Porém, se quiser, poderá transformar o Windows como opção padrão:
No menu Ubuntu -> Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Executar como Outro Usuário.
Na janela que abrirá, digite a seguinte linha na caixa Executar:
gedit /boot/grub/menu.lst
Na próxima tela, forneça a senha do root e dê OK. Assim, abrirá o arquivo do menu de inicialização no editor de texto gedit. No texto localize a linha que contem a palavra default seguida do nimero "0". Troque esse numero para 4.
Isso faz o Windows ser escolhido como padrão.
Visite o Forum do Ubuntu se tiver duvidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário