Enviado para você por zetto33 através do Google Reader:
Confirmando o rumor da véspera, o Facebook anunciou mesmo a sua nova ferramenta, batizada de HipHop, que traduz PHP para C++ e aí compila pelo g++ – tendendo uma execução mais rápida, naturalmente.
Também naturalmente, alguns recursos – como o eval() e similares, que executam código-fonte gerado em tempo de execução – ficam prejudicados nessa abordagem, exigindo portanto código que não recorra a este tipo de opção.
E seguindo a sequencia das decorrências naturais, o HipHop não se restringe a um tradutor de código – ele inclui também uma reimplementação adaptada do runtime do PHP, e uma reescrita de várias extensões comuns do PHP para tirar proveito da novidade.
Segundo o Slashdot, o Facebook já está rodando o HipHop em produção há meses, e hoje ele está por trás de 90% de seus servidores – substituindo inclusive o próprio servidor web, pois ele faz o trabalho completo.
Mas a expectativa do articulista de lá, compartilhada por mim, é que a partir da disponibilização do código sob a licença livre escolhida, não vá demorar até alguém lançar as alterações ou complementos que permitirão rodar o HipHop sobre o Apache, ou outro servidor à escolha do freguês. (via lwn.net)
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no BR-Linux.org usando o Google Reader
- Começar a usar o Google Reader para se manter facilmente atualizado sobre todos os seus sites favoritos
Nenhum comentário:
Postar um comentário